25 de Abril de 2025

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023, 10:06 - A | A

Segunda-feira, 21 de Agosto de 2023, 10h:06 - A | A

RACHADURA COLADA

Deputado Juarez Costa diz que aceita Bezerra como presidente do MDB por mais dois anos

O parlamentar, que lidera o grupo da renovação da alta cúpula emedebista em Mato Grosso, afirmou que não quer jogar o velho cacique do partido, Carlos Bezerra, para o escanteio

Redação

O deputado federal Juarez Costa (MDB) decidiu que não vai levar adiante a disputa com o grupo do “cacique” do partido, ex-deputado federal Carlos Bezerra, pelo comando do diretório regional da legenda. O MDB é considerado um dos maiores partidos do Estado, com quatro deputados estaduais, dois federais e 23 prefeitos.

Em entrevista à jornalistas, Costa afirmou e que o momento é de “sanar os ânimos” da militância e que não irá se opor a composição de uma chapa consensual que permita que o processo de renovação do comando da sigla ocorra de forma harmoniosa e paulatina até 2025.

Quer ficar bem informado em tempo real? Entre no nosso grupo e receba todas as noticias (ACESSE AQUI). 

Segundo o deputado, a Direção Nacional do MDB está intermediando a composição de uma chapa que contemple os grupos dos situacionistas – que apoiam a permanência de Carlos Bezerra na presidência da legenda e dos renovadores, que querem a oxigenação da direção partidária e uma mudança de estratégias políticas que resgatem as origens populares do partido. Esse grupo renovador é liderado por Juarez Costa e pelos deputados Emanuelzinho, a deputada estadual Janaína Riva e pelo suplente de deputado estadual Silvano Amaral.

Conforme Juarez Costa, a Executiva Nacional está propondo que seja formada uma chapa única para o comando do Diretório Estadual tendo Carlos Bezerra como presidente, ele como vice e a deputada Janaina Riva como secretária-geral.

O parlamentar disse que reconhece os méritos da história e da trajetória de Bezerra no MDB e que o respeita muito para “brigar” com ele. “É até bom que a composição esteja sendo articulada via Brasília. Mas, de todo modo, acho necessário que tenha um entendimento aqui também, um reconhecimento de que o Bezerra está há 50 anos no [comando] do partido, que ele construiu uma história, foi tudo dentro do partido e que precisa ceder a vez para que outros continuem construindo a nossa legenda”, pontuou Costa.

Na avaliação de Juarez Costa, Bezerra deve se aposentar da política nos próximos dois anos como presidente do MDB, passando em seguida a ocupar a presidência de honra do partido.

“Esse cara é histórico e temos que entender isso”, destacou o deputado federal. Juarez lembrou ainda que Bezerra vem enfrentando uma série de problemas graves na vida pessoal. Aos 85 anos, Bezerra perdeu a última eleição e não conseguiu renovar seu mandato para a Câmara dos Deputados. Na sequência, seu filho cometeu um duplo e bárbaro assassinato em plena luz do dia, matando a ex-namorada e o novo namorado dela. Para complicar ainda mais a situação, o velho cacique está enfrentando um processo de judicial pesado por conta de dívidas milionárias e corre o risco de perder grande parte de seu patrimônio pessoal e familiar.

“A gente entende que o Bezerra está passando por um momento bastante delicado e que ele merece nosso respeito. Eu compreendo que ele necessita de um novo mandato como presidente do MDB para encerrar sua carreira política. O que a gente quer é apenas uma composição dentro da chapa que assegure a renovação, uma passagem de bastão para esta geração que hoje forma a liderança popular do nosso partido”, argumentou o deputado.

Dentro da estratégia de renovação da direção do partido que está sendo articulada via Diretório Nacional, está a divisão da Executiva Estadual com referência nas regiões e ou municípios que os os deputados tiveram mais voto. “Por exemplo, vou cuidar de Sinop, a gente divide o comando com o deputado estadual da região e vamos compor juntos. Não vejo problemas se for feito algo assim”, expôs Juarez Costa.

 
 

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image