Neste último domingo (6), a Avenida Paulista, em São Paulo, foi palco de um grande ato político reunindo lideranças de todo o país em defesa da anistia dos presos envolvidos nos eventos do dia 8 de janeiro. A manifestação contou com a presença de diversas personalidades políticas, incluindo o ex-presidente Jair Bolsonaro e o deputado federal Nikolas Ferreira.
Diversos estados estiveram presentes e declararam apoio e Mato Grosso contou com a presença do deputado federal José Medeiros, Coronel Assis, Gilberto Cattani e o apresentador de programa televisivo, Guilherme Oliveira. Esses líderes políticos expressaram seu apoio à causa da anistia, destacando a importância de se discutir a liberdade dos presos.
A situação do julgamento dos presentes no dia 8 de janeiro tem gerado debates intensos em todo o país, com defensores argumentando que os presos foram vítimas de injustiça e opositores afirmando que a anistia seria um prêmio para atos de violência.
De acordo com a metodologia da Universidade de São Paulo (USP), a manifestação contou com a presença de 44,9 mil pessoas. A contagem foi feita durante o auge da manifestação, utilizando fotos aéreas que foram analisadas com um software de inteligência artificial.
Três semanas atrás, outra manifestação no Rio de Janeiro, também organizada por Bolsonaro e seus apoiadores, reuniu aproximadamente 18,3 mil pessoas, de acordo com a mesma metodologia.