Nos dias 10 e 11 de abril, o Programa REM MT recebe representantes do governo do Reino Unido em Cuiabá. A visita tem como objetivo acompanhar de perto a execução do programa, analisar os principais resultados alcançados na Fase I e as estratégias e definições para a Fase II, que se iniciou em 2025.
O governo britânico é um dos financiadores internacionais do Programa REM MT, assim como o governo alemão, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW). O programa é uma premiação ao estado de Mato Grosso, após uma redução de 90% no desmatamento em um período de 10 anos consecutivos, entre 2004 e 2014, o que possibilitou a geração de pagamentos baseados nos resultados obtidos.
Representando o governo britânico, estarão em Cuiabá a Representante Especial para a Natureza, Ruth Davis, a Chefe da Unidade Internacional de Florestas, Maggie Charnley e a Gerente do Programa REM no Departamento de Segurança Energética e Net Zero, Svenja Bunje.
AGENDA
A delegação britânica se reunirá com o secretário executivo da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema), Alex Marega e com o Tenente Coronel Rafael Marcondes, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA-MT) para falar sobre o Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais.
As reuniões também abordarão políticas de REDD+ e mudanças climáticas, salvaguardas ambientais, gestão de riscos e o sistema de gestão de alertas de desmatamento, o SIGA Alerta.
A agenda inclui ainda duas visitas a campo para conhecer projetos apoiados pelo Programa REM MT e dialogar com beneficiários do programa. As visitas serão realizadas na Comunidade Aguaçu, em Cuiabá, e na Comunidade Serrado, em Nossa Senhora do Livramento.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Na fase 1 do programa, foram apoiados 157 projetos, beneficiando 144 organizações sociais, entre elas, 114 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as 603 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 107 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 35 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento que foram evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp) .