Representantes do governo do Reino Unido estiveram em Cuiabá, nos dias 10 e 11 de abril, para acompanhar de perto a execução do Programa REM MT, iniciativa internacional financiada pelos governos britânico e alemão. A visita teve como foco a análise dos principais resultados alcançados na Fase I do programa e o alinhamento de estratégias para a Fase II, iniciada em 2025. Durante a agenda, também foram realizadas visitas a projetos apoiados pelo programa.
A comitiva britânica foi composta pela Representante Especial para a Natureza, Ruth Davies, pela Chefe da Unidade Internacional de Florestas, Maggie Charnley, pela Gerente Internacional de Finanças Climáticas, Louise Hill, e pela Gerente do Programa REM no Departamento de Segurança Energética e Net Zero, Svenja Bunje.
Na manhã do dia 10, a comitiva se reuniu com representantes do Programa REM MT na Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), onde foram apresentados os principais resultados da Fase I do programa. Também foi pauta da reunião, as políticas de REDD+ e Mudanças Climáticas, Salvaguardas e Gestão de Riscos (GPWeb), apresentadas pelo Coordenador de Mudanças Climáticas e REDD+ da Sema, Maurício Philipp.
A Representante Especial para a Natureza, Ruth Davies, fez sua avaliação sobre o REM MT: “O Programa REM MT parece realmente incrível para mim, porque traz tantas pessoas diferentes e tantos tipos diferentes de experiências juntas em um programa, incluindo pessoas que são agricultores, a sociedade civil, governo e parceiros, incluindo o Reino Unido”, disse.
As representantes britânicas participaram também de uma reunião com o secretário executivo da Sema, Alex Marega, e com o Tenente Coronel Rafael Marcondes, do Batalhão de Emergências Ambientais (BEA-MT), onde foram abordadas as estratégias do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento e Incêndios Florestais. Também foi apresentado o Sigalerta, sistema inovador que está em desenvolvimento e integrará imagens geoespaciais públicas e privadas para fortalecer a fiscalização ambiental em Mato Grosso.
Após as reuniões formais a comitiva conheceu de perto dois projetos apoiados pelo Programa REM MT. O primeiro, no Distrito de Aguaçu, é executado pela Associação de Agricultores Familiares da Mineira (AGRIFAM) e promove o fortalecimento da cadeia produtiva da banana. A iniciativa impulsiona a sustentabilidade, geração de renda, produtividade, qualidade dos cultivos e a participação dos jovens no campo.
Em fala emocionada, Ruth Davies, destacou a importância do projeto: “Este projeto (AGRIFAM) é realmente inspirador, em parte porque é liderado por incríveis e extraordinárias mulheres fortes e, porque se trata de construir a comunidade aqui, para que os jovens tenham perspectiva de poder ficar no lugar que eles amam, e onde podem viver e utilizar todas as habilidades e conhecimentos da população local, trazendo ajuda e apoio do Estado e parceiros. Estão começando a criar uma nova esperança e um novo modelo de negócio que no futuro permitirá que as pessoas aqui tenham uma comunidade estável e próspera. É muito inspirador e emocionante”, disse Ruth.
Já o segundo projeto visitado, intitulado “Cumbarusando Mato Grosso”, é desenvolvido pela Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Nossa Senhora do Livramento (COOPERNOSSASENHORA), e foca no beneficiamento e valorização da castanha de cumbaru, explorando novos subprodutos e mercados.
Ambas as iniciativas se destacam pela participação ativa de mulheres e jovens, fortalecendo o papel da agricultura familiar na preservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável nas comunidades tradicionais de Mato Grosso.
A visita do governo britânico reforça o compromisso do Reino Unido em apoiar e financiar o estado de Mato Grosso para a continuidade das ações de preservação ambiental por meio do Programa REM MT.
CONHEÇA O REM MT
O Programa REM MT é uma premiação dos governos da Alemanha e do Reino Unido, por meio do Banco Alemão de Desenvolvimento (KfW), ao Estado de Mato Grosso pelos resultados na redução do desmatamento.
Na fase I do programa, foram apoiados 157 projetos, beneficiando 144 organizações sociais, entre elas, 114 associações ou cooperativas. Os projetos abrangem os três biomas de Mato Grosso: Amazônia, Cerrado e Pantanal.
Dentre os resultados alcançados pelo programa, se destacam as 603 aldeias atendidas, onde vivem 43 povos indígenas, os 107 municípios mato-grossenses beneficiados, as mais de 35 mil pessoas atendidas e os 160 mil hectares de desmatamento evitados em Mato Grosso por meio da atuação do REM MT, nos anos de 2021 e 2022.
O Programa REM MT é coordenado pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA), e tem como gestores financeiros o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (FUNBIO) e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS). Para sugestões, reclamações ou esclarecimentos, fale com a ouvidoria da SEMA pelo telefone: 0800 065 3838 ou (65) 99321-9997 (WhatsApp).