As canetas emagrecedoras parecem milagrosas: mandam embora quilos e quilos indesejáveis, afinam a cintura, a autoestima explode em poucas semanas. Mas o lado B do emagrecimento rápido existe, é real e fica estampado na face. Os resultados impressionantes na balança assustam com efeitos colaterais estéticos que têm chamado a atenção da medicina: a flacidez facial e, consequentemente, um envelhecimento em tempo recorde.
O mundo vive uma verdadeira revolução quando se fala em emagrecimento. Medicamentos como o Mounjaro e similares, além da cirurgia bariátrica, têm proporcionado perdas de peso significativas, rápidas e transformadoras. Porém, junto com os benefícios à saúde e à autoestima corporal, surge uma nova demanda silenciosa: o cuidado com o rosto.
Tenho acompanhado esse movimento de perto.
Recentemente, estive no AMWC (Aesthetic & Anti-Aging Medicine World Congress), em Mônaco, o maior congresso de medicina estética do mundo, onde especialistas de diversos países discutiram os efeitos da perda de gordura facial acelerada e como isso tem impactado a aparência de milhares de pacientes.
Os efeitos na face começam com a perda de contorno, flacidez, olheiras profundas e sulcos marcados. São queixas cada vez mais frequentes, especialmente entre mulheres que conquistaram um corpo mais leve, mas passaram a se sentir envelhecidas no espelho. E, se o drama dos quilos extras suaviza, inicia-se outro: a recuperação da firmeza e da jovialidade da face.
A boa notícia é que a medicina estética evoluiu – e muito! Hoje, já existem protocolos personalizados para quem emagreceu de forma rápida, com foco na recuperação do volume perdido, na firmeza da pele e na naturalidade dos resultados. Isso é possível por meio de bioestimuladores, preenchedores estratégicos e tecnologias que devolvem a harmonia facial sem exageros.
Meu objetivo ao participar de um evento como esse é justamente trazer para Mato Grosso o que há de mais moderno no mundo quando se trata de rejuvenescimento com leveza e respeito à individualidade. É possível, sim, conquistar um corpo saudável e um rosto bonito, descansado e com aparência jovem, mesmo após grandes transformações.
Ou seja, defendo o emagrecimento para quem precisa, mas antes, durante e depois da perda acentuada de peso, é preciso manter um protocolo de cuidados faciais, para que a face e o corpo estejam em sintonia e ambos garantam a aparência dos sonhos. E isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Ambos são igualmente afetados, embora as mulheres tendam a verbalizar mais o incômodo estético. Em ambos os casos, o impacto emocional pode ser profundo, especialmente quando o rosto é um dos principais cartões de visita.
Então, cuide-se por inteiro e permita-se viver com intensidade um novo você.
Dra. Nayara Cerutti, especialista em Harmonização Facial, professora e palestrante da Sinclair Pharma