Desde a criação do Programa Tolerância Zero Contra Facções Criminosas, em novembro de 2024, pela Polícia Militar de Mato Grosso, houve um aumento expressivo de 2.039% no número de Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs) no estado. Em novembro e dezembro de 2023, foram registrados 82 TCOs, mas no início de 2025, o número saltou para 1.754. Os TCOs são documentos que registram crimes de menor potencial ofensivo, contribuindo para a agilidade no trabalho das equipes policiais e sua mobilidade.
O lançamento do programa “Tolerância Zero” pelo governador Mauro Mendes, no dia 25 de novembro de 2024, faz parte de um pacote de medidas integradas para intensificar as ações de segurança pública em Mato Grosso. O objetivo do programa é combater o crime organizado e proteger os cidadãos. Como parte desse pacote, foi criada a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), que será separada da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp). A Sejus será responsável pelos sistemas penitenciário e socioeducativo, além da política estadual sobre drogas.
O delegado Vitor Hugo Bruzulato foi nomeado para comandar a nova pasta, enquanto o policial penal federal André Fernandes Ferreira ocupará o cargo de secretário adjunto de Administração Penitenciária.
Outra medida importante foi à criação do Centro de Monitoramento Externo do Sistema Penitenciário, que utilizará câmeras do programa Vigia Mais MT para monitorar as penitenciárias do estado, com acompanhamento do setor de inteligência da Sesp. Além disso, o programa inclui a criação das Coordenadorias de Combate ao Crime Organizado e de Recuperação de Ativos da Polícia Civil, além da implementação de quatro novas delegacias especializadas em Cuiabá, Cáceres, Sinop e Lucas do Rio Verde.
Desde o início do programa, os agentes têm desempenhado um papel crucial no enfrentamento ao crime. Em quatro meses de operação, foram registradas 3.350 prisões em flagrante por diversos crimes e 1.909 ocorrências de tráfico de drogas em todo o estado. Além disso, foram cumpridos 786 mandados de prisão contra foragidos da Justiça. O aumento da presença policial e da ação das forças de segurança também resultou em uma redução significativa em outros tipos de crimes. No ano de 2024, os roubos de cargas de grãos e outros produtos transportados caíram 41%, de 143 para 85 ocorrências, e os furtos diminuíram 18%, passando de 202 para 166 casos. Os crimes de homicídio doloso caíram de 1001 para 885; roubo seguido de morte caiu de 45 para 20. Os dados constam com as informações de 2013 a 2024.
No ano anterior foram realizadas cerca de 218 operações integradas, garantindo um aumento de 67% em relação a 2023, quando ocorreram 130 ações. As operações receberam investimentos de R$ 14,2 milhões no ano passado. Em contrapartida, as operações integradas são realizadas de maneira coordenada entre a Polícia Militar, Polícia Civil e outras forças de segurança. Elas foram ampliadas desde a pandemia de Covid-19, quando o número de operações começou a crescer, passando de 54 em 2020 para 218 em 2024, um aumento de 124% em relação a 2019.
Algumas operações de destaque incluem a “Mancha Criminal”, realizada desde maio de 2024 em Alto Araguaia, focada no combate a homicídios e tráfico de drogas, e a operação “Voluntas Legis”, deflagrada em Barra do Bugres com o objetivo de combater crimes violentos. Além disso, a operação “Metrópole Segura” continua em andamento em Cuiabá e Várzea Grande, e a operação “Vitae” segue em Sorriso desde janeiro de 2023.
A atuação das forças de segurança do estado tem sido reconhecida também por executivos da Bayer, que elogiaram as estratégias de inteligência e investigação adotadas pelas autoridades de Mato Grosso. Em visita à Sesp, o diretor de Segurança Corporativa da empresa, Daniel Miranda, destacou o sucesso das ações coordenadas, mencionando que Mato Grosso é o estado com o menor índice de roubos registrado pela empresa em suas operações no Brasil. A Bayer, que possui 11 unidades em Mato Grosso, transportou R$ 15,8 bilhões em produtos no estado nos últimos quatro anos, registrando apenas uma ocorrência de roubo em 2022.
Os dados desta matéria foram retirados no site da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).