19 de Maio de 2019

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

Terça-feira, 14 de Maio de 2019, 14h:03 - A | A

CULTURA

Cena Livre apresenta a segunda edição do Festival de Cenas Curtas no teatro da UFMT em Cuiabá

G1

Foto: Cena Livre de Teatro/ Divulgação

image

O grupo de teatro Cena Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza na quarta-feira (15) e quinta-feira (16) o Festival de Teatro Cenas Curtas em Cuiabá, que está na segunda edição. A apresentação será no teatro da universidade, sempre às 20h e a entrada é de 1 litro de leite.

O ingresso para o festival pode ser adquirido uma hora antes das apresentações e exclusivamente pela troca de 1 litro de leite.

O festival é formado com peças produzidas e pensadas pelos próprios integrantes do grupo durante o projeto.

O espetáculo foi idealizado desde o início pelos estudantes do curso de extensão em artes cênicas da UFMT e especialmente com a ideia da entrada solidária a partir da doação de 1 litro de leite que será entregue a uma instituição carente.

 
Festival tem peças produzidas e pensadas pelos próprios integrantes do grupo  — Foto: Cena Livre de Teatro/ Divulgação

Festival tem peças produzidas e pensadas pelos próprios integrantes do grupo — Foto: Cena Livre de Teatro/ Divulgação

Segundo Lucas Lemos, diretor geral, o espetáculo representa a consolidação autoral de tudo que é produzido pelos integrantes do grupo nas aulas, e também o retorno do investimento de quatro anos do projeto de extensão e que mostra a força dos alunos da instituição.

O espetáculo é composto por 14 cenas chamadas de esquetes, que são partes de uma peça de curta duração, geralmente de caráter cômico. A montagem foi desenvolvida em oficinas semanais aos sábados no Centro Cultural da universidade.

Os esquetes vão contar histórias com temas diversificados, como do cotidiano, diversidade, feminicídio, histórias regionais, o aniversário de 300 anos de Cuiabá, comédias e musicais. A equipe é formada por cerca de 55 alunos, entre dramaturgos, atrizes, atores, diretoras e diretores.

 
Trabalho é feito de acordo com o que todos estão sentindo e vivendo no momento e que espera comover quem assistir — Foto: Cena Livre de Teatro/ Divulgação

Trabalho é feito de acordo com o que todos estão sentindo e vivendo no momento e que espera comover quem assistir — Foto: Cena Livre de Teatro/ Divulgação

A diretora Ana Carolina de Mello disse que o trabalho é feito de acordo com o que todos estão sentindo e vivendo no momento e que espera comover quem assistir.

Nossos esquetes são fruto do que vivenciamos e expressão do nosso posicionamento diante da atual conjuntura política. O Cena Livre é um espaço de criação crítica, onde todos trabalham para que a arte seja sentida. Acreditamos que toda ideia é importante, e esperamos emocionar o público com o que levaremos ao palco”, expressou.

O festival tem à direção geral de Lucas Lemos e Ana Carolina de Mello, a maquiagem será de Leandro Brito e Eros Eduardo Sgorlon, iluminação de Xico Macedo, e a atuação é feita pelos universitários, que são os alunos matriculados na UFMT em 2019 e frequentes no projeto de extensão que iniciou no começo do ano. 

  • Serviço: Festival de Cenas Curtas Cena Livre de Teatro
  • Onde: Teatro Universitário (UFMT)
  • Quando: 15 e 16 de maio, às 20h
  • Entrada: 1 litro de leite
  • Mais informações: (65) 99947-5181
  • Cena Livre 

    O grupo de teatro Cena Livre foi fundado em 2016, através de experimentações teatrais da ‘Confraria H’, como era chamado inicialmente o grupo pelos estudantes de História da UFMT. Em 2017, tornou-se um projeto de extensão do curso de Artes Cênicas da instituição.

    Na época, o primeiro trabalho do projeto de pesquisa foi coordenado pela professora Ana Maria Marques e orientado pelo aluno Leosan Sampaio, que dirigiu o grupo entre 2017 e 2018.

    Neste ano, o grupo comemora três anos de fundação, e já produziram uma mostra que foi apresentado em diversos eventos pela UFMT, como o primeiro Festival de Teatro Cenas Curtas (2018), Encontro Mato-Grossense de Artes Cênicas, em parceria com IFMT e Unemat, a peça “Factóide” em 2018 que participou do Festival Internacional de Curitiba no mesmo ano.

    O Cena livre estreou em 2019 o mais novo projeto, “Cápsulas de Humor”, apresentado no Espaço Mosaico na capital e que foi um sucesso de público.

Imprimir




RÁDIO

Citadas por Temer, fake news não são tema principal da

Citadas por Temer, fake news não são tema principal da

Citadas por Temer, fake news não são tema principal da





image