26 de Abril de 2024

ENVIE SUA DENÚNCIA PARA REDAÇÃO

POLÍTICA Quarta-feira, 12 de Junho de 2019, 16:55 - A | A

Quarta-feira, 12 de Junho de 2019, 16h:55 - A | A

DECISÃO JUDICIAL

Justiça manda bloquear verba de sindicato para custear transporte de alunos durante reposição de aulas após greve da educação em MT

Decisão dessa terça-feira (11) atendeu pedido do governo do estado e determinou bloqueio de 30% das receitas do Sintep.

G1

A Justiça determinou o bloqueio de 30% das receitas do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT). A decisão do juiz Márcio Aparecido Guedes, da 2ª Vara da Fazenda Pública de Cuiabá, foi dada nesta terça-feira (11), a pedido do governo do estado. Os servidores da educação estão em greve desde o dia 27 de maio.

A verba visa garantir o custeio do transporte escolar durante o período de reposições das aulas que não foram ministradas durante a greve.

Na ação, o estado relatou que vem sofrendo prejuízos com a greve ilegal deflagrada por parte dos professores, uma vez que precisará arcar com os custos extras de transporte escolar, “necessários para o cumprimento da reposição da carga horária do período da paralisação”.

O estado argumentou que será imprescindível realizar a reposição das aulas aos alunos da rede pública estadual de ensino, “o que inevitavelmente gerará um dispêndio extra de dinheiro público com o transporte escolar”.

Conforme o estado explicou à Justiça, as prefeituras executam o serviço de transporte escolar dos estudantes da rede pública estadual de ensino, residentes na zona rural de cada município, mediante convênio celebrado com o estado, através da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) por meio da complementação do Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate).

O governo alega que a Seduc desembolsa R$ 595,9 mil por dia letivo, sendo que a mesma quantia terá que ser arcada para cada dia de reposição, uma vez que as rotas continuam sendo cumpridas normalmente pelos municípios.

O estado requereu o bloqueio das contas do Sintep para garantir o futuro pagamento das despesas adicionais de transporte escolar decorrentes da greve, de modo a garantir que o período letivo seja cumprido e os alunos não sejam prejudicados.

Comente esta notícia

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do A Notícia MT (anoticiamt.com.br). É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site A Notícia MT (anoticiamt.com.br) poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

image